Pular para conteúdo principal
Ir para pagina inicial

Notícias

Por
em

Caminhoneiros pedem redução de ICMS no diesel

Caminhoneiros autônomos querem reduzir as alíquotas de impostos sobre o óleo diesel para reduzir os custos. A proposta será levada a Brasília nesta terça-feira, durante reunião com representantes do governo, pela Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA). De acordo com o presidente da entidade, Diumar Bueno, a ideia é pedir ao governo que reduza o PIS/Cofins sobre o combustível e que proponha, via Confaz, a redução da alíquota de ICMS.

Os caminhoneiros pedem ainda a revisão da Cide, imposto sobre combustível que está sendo reativado — a alíquota estava zerada — para melhorar o desempenho fiscal.

O setor quer ainda que o Confaz crie uma tabela única para cobrança de ICMS sobre o frete. Segundo Bueno, essas e outras propostas complementam as feitas pela entidade na negociação do dia 25 com o governo federal para por fim à paralisação dos caminhoneiros ocorrida entre 18 e 27 de fevereiro.

A CNTA também pede a criação de uma tabela de fretes e reserva de mercado de 50% das cargas para transportadores autônomos. O governo prometeu ao setor manter o preço do diesel congelado por seis meses, estudar a criação de uma tabela referencial de fretes, abolir a cobrança de pedágio do eixo suspenso para veículos vazios e dar 12 meses de carência nos veículos financiados pelo BNDES. A CNTA manifestou preocupação com os gastos dos caminhoneiros com exames toxicológicos, que serão obrigatórios para a categoria.

Valor Econômico