
Notícias
Consumo de gás natural cresce 284% em MT
O consumo de gás natural em Mato Grosso saltou 284% em janeiro deste ano, na comparação com mesmo período de 2010. Os dados levantados mensalmente pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) apontam que a utilização do combustível no Estado passou de 1,3 mil metros cúbicos, registrado no início de 2010, para 5 mil metros cúbicos no primeiro mês deste ano.
As últimas informações apontam que 10 clientes adquiriram os produtos, sendo os 8 postos de combustíveis de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, a indústria Sadia e a Usina Governador Mario Covas - Termelétrica de Cuiabá. Os últimos dois consumidores usaram 1 mil metros cúbicos cada.
No acumulado do ano passado o volume apresentou queda de 30%, atingindo 1,780 milhão de metros cúbicos (m3) ante 2,560 milhões (m3) registrados em 2009. Apesar do último desempenho do setor ser pontuado com um aumento, a falta de garantia no abastecimento do produto nos postos de combustíveis ainda é um empecilho para a expansão do segmento em Mato Grosso.
Isso porque diante da irregularidade no fornecimento e da possibilidade da Bolívia suspender o envio do produto, os motoristas acabam optando por outros combustíveis. O fornecimento de GNV está firme há 1 ano, mas as indústrias ainda não retomaram a confiança para investir no combustível.
O presidente da Companhia Mato-grossense de Gás, (MT Gás), Helny de Paula, confirma que tanto o lado industrial como os motoristas ainda estão receosos em investir na utilização do gás natural. Ele explica que o impasse atrelado a paralisação da Termelétrica de Cuiabá (que está sem receber gás desde 2007) reflete nos postos de combustíveis do Estado. O presidente da Empresa Pantanal Energia (EPE), que administra a Usina de Cuiabá, Fábio Garcia, não retornou as ligações.
No país, o consumo de gás no inicio de 2011 foi de 43,1 milhões de metros cúbicos, volume que é 18,44% ao índice de 2010.
A Gazeta