
Notícias
Lojas da BR vão faturar com m
A BR Mania, rede de lojas de conveniência dos postos Petrobras, está se transformando em um canal para empresas interessadas em ações de mídia interior. A ideia é que anunciantes de diferentes setores possam usar os pontos de venda da BR Mania como espaços para comunicação de seus produtos, valendo-se de estratégias como colocação de adesivos nas fachadas e nas geladeiras das lojas e o uso de displays nos caixas.
O trabalho está sendo desenvolvido a partir de uma parceria entre a BR Distribuidora e a Enox, empresa especializada em mídia "indoor" no país. Segundo Rafael Cordeiro, diretor de comunicação e conteúdo da Enox, foram mapeadas, num primeiro momento, oportunidades de mídia interior em 380 lojas da BR Mania. A intenção é ampliar esse mapeamento para o resto da rede. No total, a BR Mania tem 776 pontos no país, que faturaram R$ 550 milhões no ano passado. Para 2011, a meta é aumentar a rede para 900 lojas que, juntas, poderão faturar cerca de R$ 700 milhões, diz Paulo Renato Ventura, gerente de lojas de conveniência da BR Distribuidora.
O aumento na receita deste ano ainda não considera o efeito da mídia interior, diz Ventura. As ações dos anunciantes geram ganhos divididos entre a BR, a Enox e os franqueados das lojas. Para Ventura, o trabalho com a Enox é uma oportunidade de organizar o espaço das lojas para oferecer aos anunciantes alternativas de mídia.
Segundo Cordeiro, uma campanha publicitária de quatro semanas envolvendo 100 lojas da BR Mania, com três formatos de comunicação (adesivos, displays e mobiles), tem custo de cerca de R$ 400 mil para o anunciante. Ele conta que já foram executadas três ações na rede - para o energético Burn, da Coca-Cola; para a Nestlé Sorvetes, que incluiu uma promoção de picolés, e uma terceira para a Skol 360.
A Enox iniciou o trabalho de mídia interior em Curitiba há sete anos em restaurantes, bares, academias e salões de beleza. Hoje já chega a 16 segmentos do varejo, de lojas de vestuário a farmácias.
Valor Econômico