
Notícias

Mais caro a cada semana: etanol acumula novo aumento
O preço do etanol segue em trajetória de alta nas usinas em agosto. Segundo levantamento do Cepea/Esalq (que realiza pesquisas de preços em cadeias produtivas), nesta semana houve novo reajuste de R$ 0,03 por litro, acumulando até agora aumento de R$ 0,24 no período.
A elevação reflete custos maiores de produção e a própria dinâmica de mercado. Vale lembrar que os postos recebem o combustível das distribuidoras, que ainda adicionam seus custos e margens antes da venda ao consumidor final. "Com isso, os postos têm duas alternativas: absorver parte ou a totalidade dos reajustes para segurar os preços na bomba ou repassá-los para garantir a sustentabilidade do negócio", avalia Kaká Alves, presidente do Sindipetróleo, entidade que representa os postos de combustíveis de Mato Grosso.
Na ponta, quem sente é o consumidor, que reduz o consumo. Prova disso é que, mesmo com a produção em alta, o consumo de etanol em Mato Grosso recuou 0,68% no 1º semestre de 2025 — queda de 3,7 milhões de litros em relação a 2024. Considerando janeiro a julho, o volume caiu de 638,7 para 632,9 milhões de litros — redução de 5,7 milhões de litros (-0,9%), conforme dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
Simone Alves
Da Assessoria de Imprensa
Sindipetróleo
65 99648-8069