
Notícias
Para Fecombustíveis, crise do etanol pode chegar antes da safra
O presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), Paulo Miranda Soares, afirmou que a crise no abastecimento de etanol poderá chegar antes da safra 2011/12.
“Como safra não vai dar para atender 100% do mercado, pode ser que a nossa crise maior, que começou em março, no próximo ano comece antes, talvez em janeiro ou até dezembro”, disse Soares, que participou de seminário promovido pela Fecombustíveis.
De acordo com o executivo, será necessário conversar com o governo e planejar melhor o período de entressafra para evitar problemas no abastecimento. Este ano, no auge da crise do etanol, houve apenas “desabastecimentos pontuais” no fornecimento do produto.
“Nos dois últimos meses tivemos desabastecimentos pontuais, nada que prejudicasse os mercados”, afirmou Soares. “Isso não abalou a estrutura do mercado. Foram casos pontuais que nesse mercado todo é irrelevante”, acrescentou.
Soares confirmou que inicialmente nem todas as distribuidoras acompanharam a redução dos preços dos combustíveis realizadas pela Petrobras Distribuidora (BR), que baixou em 13% o valor do etanol e em 6% o preço da gasolina.
“Houve antecipação de uma semana naquilo que iria acontecer de fato”, destacou, lembrando que as demais companhias não acompanharam imediatamente a BR devido aos estoques. “Acho que nenhuma companhia quis tomar prejuízo, ganhar menos ou sair da sua planilha”, ponderou.
Soares disse ainda que este ano a expectativa é de que o setor de revenda de combustíveis cresça acima de 4% em volume e em faturamento. No ano passado, o faturamento do setor avançou 12%, para R$ 223,1 bilhões.
Valor Online