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Por que pagar tanto pela gasolina?
*Notícias veiculadas na imprensa são oferecidas como prestação de serviços e, portanto, não refletem necessariamente a visão da Fecombustíveis.
Um brasileiro paga quase o dobro pelo litro de gasolina do que um americano. A alta carga tributária no Brasil é o grande vilão da história. Se nos Estados Unidos os tributos equivalem a 12% do que se paga na bomba, no Brasil, os impostos e contribuições correspondem a 30% do preço final. Outro fator que explica a discrepância de preços é a maior margem de lucro de distribuidores e postos no mercado brasileiro, o correspondente a 17% do que um consumidor paga pelo combustível. Além disso, o custo do álcool misturado à gasolina é embutido no preço ao consumidor. Um quarto da gasolina comum no Brasil é composta pelo derivado da cana-de-açúcar.
Preço Brasil U$ 1,32
Distribuição e revenda: 17%
Custo do etanol: 12% A gasolina C, vendida nos postos, é acrescida de 25% de etanol anidro (até 1º de maio de 2013 eram 20%)
TRIBUTOS Imposto de Circulação sobre Mercadorias e Serviços (ICMS): 28%
PIS/Pasep e Cofins: 7% A alíquota da Cide (tributo federal sobre combustíveis) sobre o preço da gasolina atualmente é zero Preço EUA US$ 0,75
Distribuição e revenda: 8%
TRIBUTOS: 12%
Preço de realização da gasolina: 80%
*A composição baseia-se na média dos preços da gasolina ao consumidor das principais capitais do Brasil, no período de 22 a 28 de junho de 2014, com base em dados da ANP (gasolina) e Cepea/USP (etanol)
DA EXTRAÇÃO AO TANQUE DO CARRO, MUITOS IMPOSTOS
Transporte (Gasolina importada ou óleo bruto dos campos para as refinarias): PIS, Cofins e Cide sobre a importação
Refinaria (Fabricação dos derivados, entre eles a gasolina): PIS, Cofins e Cide sobre produção
Armazenamento e distribuição (Tanto da gasolina importada quanto da produzida no país. O etanol anidro é acrescentado aqui): ICMS sobre a distribuição no estado de destino
Postos de abastecimento
Consumidor: Como acontece com outros produtos, quem arca com boa parte do custo dos tributos sobre a gasolina, é o consumidor final
Fonte: "Tributos incidentes sobre os combustíveis", Marcelo Sobreiro Maciel, consultor legislativo em Tributação e Direito Tributário - Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados
Brasil Econômico 25/07/2014