As metas da Califórnia para combustíveis para motores mais limpos têm provocado mudanças nas grandes refinarias de petróleo dos Estados Unidos, que se reequipam para produzir um tipo de diesel a partir do óleo de cozinha descartado por restaurantes e gorduras animais processadas em matadouros.
Marathon Petroleum, Phillips 66 e HollyFrontier são algumas das empresas de refino que analisam ou iniciaram projetos para criar um “diesel renovável” que possa substituir o diesel à base de petróleo em caminhões e ônibus e ser produzido com alguns dos mesmos equipamentos.
Essas medidas são tomadas em um momento em que a pandemia reduziu a demanda americana de petróleo para seus níveis mais baixos desde o fim do século 20, o que obrigou as refinarias a reduzir volumes. Mas com o diesel renovável elas têm uma oportunidade para a expansão.
O incentivo para isso vem das políticas sobre emissões cada vez mais duras da Califórnia. A norma para o combustível de baixo uso de carbono do Estado foi projetada para acelerar a transferência para sistemas de transporte com menos emissões de gases de efeito estufa, os principais responsáveis pelas mudanças climáticas. Para ler esta notícia, clique aqui.
