Pular para conteúdo principal
Ir para pagina inicial

Notícias

Por
em

Reunião na Sefaz irá discutir redução do ICMS do óleo diesel nesta segunda

Uma reunião entre representantes do setor de cargas de Mato Grosso, deputados estaduais e o secretário de Fazenda irá discutir a possibilidade da redução da alíquota do ICMS incidente no óleo diesel. O encontro está agendado para o começo da tarde. Hoje, em Mato Grosso o tributo é de 17%, enquanto em outros Estados é de 12%. A redução do imposto no combustível derivado do petróleo é uma das pautas de reivindicação da categoria dos transportadores de cargas há 15 dias em ‘greve’ em Mato Grosso, bloqueando as rodovias BR-163 e BR-364, além de rodovias estaduais como a MT-449 (Lucas do Rio Verde) e a MT-100 (Alto Araguaia).

A reunião na Sefaz-MT foi anunciada pelo governador Pedro Taques na manhã desta segunda-feira (23), durante entrevista na rádio Mega FM.

Segundo o governador, em quatro anos de governo Dilma Rousseff se importou mais petróleo que em oito anos do governo Lula e quatro anos de Fernando Henrique Cardoso.

“Quebraram a Petrobras e agora sobra para os governadores dos Estados resolverem com a alíquota do ICMS. Vamos discutir na Sefaz a respeito da redução da alíquota do ICMS do diesel”, declarou Pedro Taques na rádio. Como o Agro Olhar já comentou, a Sefaz-MT já vinha realizando um estudo para averiguar a possibilidade de diminuição da alíquota sobre os combustíveis no Estado. “O caminhão vem com taque suplementar de outro Estado, não abastece aqui e não gasta aqui. Sem contar que o IPVA dos caminhões que vem não são pagos aqui. Eu chamei os transportadores para que possamos discutir isso. Mas, isso não é só problema de Mato Grosso. É nacional. Não fizeram (governo federal) o dever de casa deles”, declarou o governador. Comissão de estudo Na tarde de sexta-feira (20) representantes do transporte de cargas de Mato Grosso e empresários do ramo reuniram-se em Cuiabá com o governador Pedro Taques e este estabeleceu que fosse criada uma comissão de estudo para avaliar uma possível redução do ICMS incidente no óleo diesel e demais combustíveis em Mato Grosso. A mesma comissão, formada pelo governo, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), e o setor do transporte, irá ainda estudar a implantação de uma Lista de Preços Mínimos do Frete. Olhar Direto