Pular para conteúdo principal
Ir para pagina inicial

Notícias

Por
em

Troca de experiências e conhecimentos marca encerramento do III Encontro

Uma extensa programação, movimentada por feira de exposição, painel de discussões e palestras marcou o segundo e último dia do III Encontro de Revendedores de Combustíveis Centro Oeste/Brasil, realizado na sexta-feira (17), no Cenarium Rural, em Cuiabá.

Foram centenas de pessoas, entre empresários em geral, proprietários, gerentes e frentistas de postos, transportadoras, além de órgãos fiscalizadores que tiveram a oportunidade de conhecer novidades sobre a revenda de combustíveis, trocar experiências e ainda realizar negócios.

Logo na primeira palestra do dia, o administrador pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Rogério Tsukamoto, falou aos presente sobre os desafios da “Sucessão Familiar”. O profissional destacou as maiores ameaças aos negócios e listou uma série de cuidados que ser precisam ser tomados por aqueles que buscam a prosperidade.

Logo em seguida, foi a vez de a graduada em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pricila de Sá Cantú ministrar ao público o tema Conveniência: história e perspectivas”. Com uma experiência de 10 anos atuando no varejo, sendo sete, especificamente com lojas de conveniências, ela salientou, por exemplo, que uma conveniência tem o poder de aumentar, inclusive, a revenda de combustíveis.

“Estudos mostram que uma conveniência pode levar um posto a faturar entre 15% e 20% a mais”, afirmou ela. Em meio a uma série de novidades que surge neste setor a cada dia, ela ainda fez um alerta: “um boa loja de conveniência não é simplesmente uma loja bonita, ela precisa fazer o básico bem feito, vender bem e agradar o cliente”.

O Encontro contou também com palestras específicas para profissionais frentistas e gerentes, ministradas pelo gerente de relações públicas da Fecombustíveis, Celso Guilherme Borges e pelo Secretário-executivo da Fecombustíveis, José Antônio Rocha, respectivamente.

Representantes da Fecombustíveis, Sindicom, Procon Mato Grosso, Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e da Agência Nacional Petróleo (ANP) promoveram ainda um painel, onde cada órgão pôde expor sua atuação e por fim, esclarecer dúvidas e responder questionamentos da plateia.

Um dos pontos alto do Encontro foi a palestra de encerramento ministrada pelo economista Pós-Graduado em Marketing pela FGV, Carlos Hilsdorf. Com o tema “Construindo a melhor versão do mundo”, por mais de 1h e 20 minutos, ele brindou o público com mensagens e ensinamentos impactantes e que, por diversas vezes, arrancaram aplausos e até lágrimas de emoção dos presentes.

Completamente diferente do que as pessoas imaginam quando se fala em palestras motivacionais, Hilsdorf consegue fazer com que o público não desvie as atenções da palestra por um só minuto, tudo isso, com uma interação com o público e ainda se utilizando de elementos lúdicos e que chegam às pessoas como um “passe de mágica”.

“Os revendedores que em nosso evento estiveram, com certeza, saíram com novos aprendizados e experiências emocionantes”, comentou o presidente do Sindipetróleo, Aldo Locatelli.

O III Encontro de Revendedores de Combustíveis Centro Oeste/Brasil foi uma realização do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo), com apoio da Fecombustíveis, ANP, Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia de Mato Grosso, Sinpetro-MS, Sindicombustíveis-DF e Sindiposto (GO) e que reuniu mais de 30 expositores e patrocinadores.