Clima reduz produtividade da safra de cana, diz Somar

em

A produtividade da safra 2011/12 de cana-de-açúcar que começa a ser colhida neste momento está menor que o registrado em anos anteriores, de acordo com o engenheiro agrônomo Marco Antonio dos Santos, da Somar Agrometeorologia. Segundo Santos, esta menor produtividade é consequência das intempéries climáticas ocorridas em 2010, como a longa estiagem ocorrida entre os meses de abril a outubro, além da idade dos canaviais, acima dos três anos, na maior parte. A expectativa é que a produção nacional de etanol e açúcar se mantenha aquém da demanda do mercado.

"Além disso, o excesso de dias nublados e chuvosos ocorridos no verão acarretou uma diminuição nas taxas de ATR, o que diminuiu ainda mais os índices de produtividade", disse ele. O engenheiro informa também que a colheita da cana já se iniciou em praticamente todas as usinas da região centro-sul do Brasil. O bloqueio atmosférico que se formou sobre a região central do Brasil, impedindo o avanço da frente fria, manteve o tempo firme e ensolarado durante todo esse período, o que permitiu que a colheita fosse realizada em todas as regiões produtoras de SP, MG, PR, GO, MS e MT.

Segundo os modelos meteorológicos da Somar, os próximos três meses serão muito bons para a realização da colheita da cana, uma vez que não estão previstos a ocorrência de vários dias consecutivos chuvosos. Outro fator que poderá favorecer a produção é a temperatura, haja vista que está previsto um outono e inverno um pouco mais rigoroso do que nos anos anteriores. "Assim, com um maior período de seca e temperaturas mais frias, a tendência é que haja uma maior concentração de ATR, o que beneficiará a produção tanto de açúcar quanto de etanol", explica.

Agência Estado