Com corte do IPI, venda de carros tem 3º melhor resultado da história

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A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), promoções das montadoras e planos mais maleáveis de financiamento, ajudaram a indústria automobilística a registrar em junho o terceiro melhor mês de vendas da história. Foram 353,2 mil unidades, incluindo caminhões e ônibus, alta de 22,8% em relação a maio e de 16% ante o mesmo mês de 2011.

O número só fica atrás do registrado em dezembro de 2010, quando foram vendidas 381,5 mil unidades e praticamente empata com o de março do mesmo ano, com 353,7 mil veículos.

No acumulado do ano, as vendas totais somam 1,717 milhão de unidades, 1,16% abaixo do registrado no primeiro semestre de 2011. Até maio, a queda no acumulado estava em 4,8%.

Os números preliminares foram obtidos com fontes do mercado e serão divulgados oficialmente hoje pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Segundo o diretor da consultoria ADK, Paulo Roberto Garbossa, uma "mescla de preços mais atrativos e financiamentos mais vantajosos" levaram os consumidores de volta às lojas de carros novos. Em sua opinião, o movimento deve continuar forte neste mês e pode ser ainda melhor em agosto, quando está previsto o fim do benefício do IPI.

Ele lembra que, além da redução do IPI, em vigor desde 22 de maio, as montadoras e concessionárias fizeram promoções - algumas delas para substituição de linha de produto. Os bancos também flexibilizaram o financiamento com ofertas, por exemplo, de entrada de 50% do valor do bem e o restante em 24 parcelas sem juros.

Segmento. A maior alta nas vendas em junho foi justamente no segmento de automóveis, que registrou crescimento de 31% em relação a maio, para 273,6 mil unidades. Os carros com motor 1.0 tiveram o IPI zerado e, para aqueles com motor até 2.0, o imposto caiu à metade.

Os negócios com comerciais leves, muitos deles com motores acima de 2.0, aumentaram 2% em relação a maio, para 67,1 mil unidades. As soma dos dois (340,7 mil veículos) representa crescimento de 24,1% em relação ao mês anterior e de 18,7%, ante junho de 2011.

Já o segmento de caminhões continuou em queda, embora em ritmo menor. Foram vendidos 10,7 mil veículos, 0,9% menos que no mês anterior. O segmento de ônibus foi o que teve pior desempenho: queda de 21,3%, para 2,3 mil unidades.

No semestre, a Fiat manteve a liderança no segmento de automóveis e comerciais leves, com 22,2% de participação nas vendas. Na sequência da lista das cinco maiores fabricantes estão Volkswagen (20,6%), General Motors (17,8%), Ford (9,5%) e Renault (6,8%). 

O Estado de S. Paulo