Consumo de óleo diesel B cresce 5,2%

em

De acordo com dados da ANP (Agência Nacional de Petróleo), o consumo aparente de óleo diesel B cresceu 5,2% em 2011, na comparação com o ano anterior. As vendas do combustível, que é uma mistura obtida a partir da adição de biodiesel ao diesel, saltaram de 49.239 bilhões de litros para 51.782 bilhões no período.

O incentivo ao consumo do óleo diesel B é uma estratégia do Despoluir, o Programa Ambiental da CNT (Confederação Nacional do Transporte). O objetivo é apoiar ações voltadas à melhoria da qualidade do óleo combustível usado pelos veículos de carga e de passageiros, além da preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável do setor.

Uma publicação da entidade lançada no início de fevereiro mostra que, com alguns procedimentos básicos, é possível reduzir custos, melhorar a gestão do combustível, ter maior eficiência energética e menor desgaste de motores e peças.

Além do óleo diesel B, no ano passado também houve aumento na procura por gasolina comum e aditivada, biodiesel e GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). Já o consumo total de etanol, óleo combustível e de GNV (Gás Natural Veicular) registrou queda no mesmo período. No geral, a demanda de combustíveis no mercado brasileiro cresceu 3% em relação a 2010. Foram 121,482 bilhões de litros contra 117,936 bilhões.

Ainda segundo os dados da ANP, o setor de transporte é o principal responsável pelo consumo de óleo diesel no Brasil. Só o segmento rodoviário possui aproximadamente 64% da demanda do combustível no País.

Portal Webtranspo