Delegado do Sindipetróleo, Vilson Kirst afirma preocupação com aumento do preço do etanol

em

Redução na composição poderia fazer cair preço de gasolina

O Delegado do Sindipetróleo de Lucas do Rio Verde e região, Vilson Gonzáles Kirst, acredita que uma redução de 18 à 20% de etanol na composição da gasolina, atualmente produzida com a utilização de 25% etanol, pode amenizar o alto preço do combustível nas bombas. 
 
O alto preço do etanol tem preocupado não só o consumidor final como também o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Estado de Mato Grosso – o Sindipetróleo que demonstra preocupação com a queda da produção de cana de açúcar, matéria prima para fabricação do etanol.
 
Em entrevista, o delegado do Sindipetróleo de Lucas do Rio Verde e região, Vilson Kirst, afirmou que o Governo Federal já anunciou que deve ocorrer uma diminuição de etanol na gasolina, para evitar aumento do preço do combustível também.
 
“A preocupação dos postos não só no estado do Mato Grosso, mas em todo país, é com a falta de etanol, em plena Safra de produção de etanol. Para o próximo mês o governo estará baixando de 25% para 18% ou 20% do etanol na gasolina. O objetivo é que sobre mais etanol para o mercado. Acreditamos que essa decisão pode amenizar o problema, mais não resolve totalmente porque a produção de veículos é histórica, a cada mês temos um número maior de veículos no Brasil”, apontou Kirst.
 
O delegado do Sindipetróleo atribui à queda da produção do etanol, a falta de matéria-prima, a cana de açúcar. “A produção de cana teve uma queda devido ao clima desfavorável, ou seja,  não produziu o que deveria”, acrescentou Vilson.
 
Kirst garante que o prejuízo com a queda do preço do etanol afeta não só o consumidor final como também o revendedor do produto. “É muito difícil para o consumidor de modo geral e, também para os revendedores de postos, que não conseguem fazer um controle do valor que tem que ser desembolsado. Só compensa usar o etanol quando ele é 30% mais barato que o preço da gasolina”, analisa Kirst.
 
Em Lucas do Rio Verde e região, o preço do etanol está saindo a R$2,00 o litro em média.
 
Autor: Cenário MT - 26/07/2011