Diesel S50: Postos se preparam para nova demanda

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Revendedor Vilson KirstMesmo sem saber a quantidade de veículos que serão abastecidos com o novo combustível, postos, distribuidoras e fabricantes de caminhões se mostram otimistas quanto ao crescimento da nova demanda.

A previsão é de que a partir de janeiro do ano que vem os postos de combustíveis vendam também um diesel com limite de emissão de 50 partes por milhão - ppm - de enxofre no ar, o chamado S50. Atualmente, a concentração do mineral no diesel brasileiro está entre 500 e 1800 ppm. A redução da emissão de poluição é uma exigência do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), a chamada fase P-7 ou Euro 5.

Muitas distribuidoras já procuram os revendedores de combustíveis para que, através de uma parceria, adaptem os postos e disponibilizem o produto. Mas os revendedores mostram-se cautelosos. “Logo no início de 2012, ao menos um posto da nossa rede estará adaptado”, avalia o revendedor Daniel Locatelli.

Mas ainda há dúvida quanto à demanda. “Os grandes revendedores de diesel não vão querer perder a oportunidade de conquistar novos consumidores. Além disso, à medida que mais veículos com tecnologia que exigem combustíveis menos poluentes chegarem ao mercado, mais postos passarão a ofertar o produto”, destaca o presidente do Sindipetróleo, Aldo Locatelli.

O revendedor Vilson Kirst, proprietário do Posto Ciriema, localizado em Lucas do Rio Verde (a 340 km de Cuiabá), afirma contar com todas as condições necessárias para adaptar um tanque e assim oferecer ao motorista de veículos pesados o S50. Segundo ele, a própria distribuidora irá auxiliá-lo nesse processo. “A adaptação do posto irá ocorrer neste mês de dezembro para quem em janeiro eu já ofereça o produto ao consumidor. A adaptação será rápida e já tenho a garantia da distribuidora de que terei o produto para comercializar”, destaca o proprietário do Posto Ciriema, localizado em Lucas do Rio Verde.

Proprietária do Posto Paradão, localizado em Guarantã do Norte, Fabiani Telier também mostra interesse em comercializar o novo produto. Ela se mostra cautelosa, mas motivada a revender já em 2012 o S50. “Não quero fazer nada precipitado ou exagerado. Mas tenho total interesse em atender à nova demanda”, destaca Fabiani.

A proprietária do Posto Paradão aposta que a finalização da pavimentação da BR-163, principal eixo de ligação de Mato Grosso com o Porto de Santarém, no Pará, incentivará muitas compras de caminhões novos. “Vejo a possibilidade de conquistar muitos clientes com o aumento da movimentação no Porto”, anima-se a revendedora.

As concessionárias já se dizem prontas. “Todos os caminhões já sairão da fábrica com os motores da nova família”, destaca o gerente-geral de Vendas e Serviços da Rota Oeste/Scania, Janilson Santos de Almeida.

Distribuidoras garantem o combustível

Foto: DivulgaçãoMais motivadas que os fabricantes de caminhões e os postos parecem estar as distribuidoras. Para a Petrobras Distribuidora, subsidiária da Petrobras (usina) e responsável pela rede de postos de serviço de bandeira BR, será possível garantir que o consumidor tenha acesso ao diesel S-50 em todo o território nacional e já em janeiro de 2012. É o que informou ao Sindipetróleo, Marcelo Siqueira Campos, gerente de Imprensa e Comunicação Interna Petrobras Distribuidora.

Ele destacou ainda que, no Plano de Negócios 2011-2015, foram reservados mais de R$ 500 milhões para o atendimento a demandas legais e regulatórias, com destaque para a entrada do S-50 em 2012 e, em janeiro de 2013, do S-10. “Até o fim do ano, a Petrobras Distribuidora divulgará a lista completa dos postos onde o produto estará disponível”, explicou Campos.

A Raízen é outra empresa que atua no ramo da distribuição e que já prevê investimentos para atendimento ao Proconve. Segundo o diretor de Operações da empresa, Luiz Renato Gobbo, estão previstos R$ 2 milhões para a adequação dos postos que ofertarão o S-50 (com baixo teor de enxofre) em todo o Brasil”, destacou o diretor.

O diesel oferecido atualmente continuará sendo vendido nos postos de combustíveis. Caminhões novos somente poderão rodar com o novo combutível.

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(Foto: Arquivo Sindipetróleo)

Simone Alves
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