Em MT, preços do etanol recuam quase 8% e a média fica em R$ 2,43
O menor preço médio do etanol hidratado (R$ 2,436) foi encontrado em Mato Grosso. Houve queda de 7,7% no período de 23 a 29 de junho. Na média brasileira, o preço do biocombustível acumulou baixa mensal de 5,7%. Os dados são da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Os preços médios do etanol continuaram vantajosos em comparação ao preço da gasolina em cinco Estados brasileiros: Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Paraná - todos grandes produtores de biocombustível. O levantamento considera que, para ser mais vantajoso, o etanol de cana-de-açucar ou de milho, por ter menor poder calorífico, precisa ter um preço limite de 70% do preço da gasolina. Em Mato Grosso, o hidratado é vendido, em média, por 54,77% do preço da gasolina, em Goiás a 63,24% e em Minas Gerais a 61,98%. Em São Paulo, a paridade ficou em 61,73% e no Paraná em 67,54%.
Na média dos postos pesquisados no País, a paridade é de 62,78% entre os preços médios de etanol e gasolina, favorável ao biocombustível.
Para o diretor-executivo do Sindipetróleo (Sindicato que representa a revenda de combustíveis em Mato Grosso), Nelson Soares Junior, os dados da ANP demonstram que os postos têm acompanhado reduções ocorridas nas usinas e também nas distribuidoras. Ele complementa dizendo que, "além da redução na produção e distribuição, há forte pressão da concorrência na revenda, principalmente na Grande Cuiabá".
Simone Alves
Ass. de Comunicação