Mauro Mendes vai a Bolívia retomar abastecimento de gás natural; Pivetta assume

Por
Olhar Direto
em

O governador Mauro Mendes (DEM) viajará para a Bolívia para concluir a retomada do fornecimento de gás natural (GNV) do país vizinho a Mato Grosso. A informação foi confirmada pelo líder do Governo na Assembleia, Dilmar Dal’Bosco (DEM), e pela presidente Janaina Riva (MDB), que autorizou afastamento do governador para viagens internacionais nesta quarta-feira (29). Durante a ausência do democrata, o vice Otaviano Pivetta (PDT) é quem assume o Governo.

O fornecimento do GNV a Mato Grosso foi interrompido no ano passado e, desde então, o duto que liga a Bolívia até Cuiabá está parado com 5 milhões de metros cúbicos do produto armazenados. Isto aconteceu porque a empresa proprietária do gasoduto, a Gás Ocidente Mato Grosso (GOM), não renovou o contrato de transporte. 

Conforme Janaina, a viagem de Mendes foi um pleito reivindicado pelo país vizinho e, portanto, será uma “agenda genérica” para assinatura de um termo que autoriza a redistribuição do GNV. 

No início do ano, o governador Mauro Mendes solicitou à Petrobrás que o MT Gás fosse liberado para comprar o GNV da Bolívia de forma direta. Na época, o chefe do Executivo explicou que a medida tinha como objetivo garantir o retorno da geração térmica, a estabilidade e a confiabilidade no abastecimento do gás no Estado.