Na Mídia: Petrobras tem 45% do mercado

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Hoje, dos 406 postos bandeirados em MT, 186 tem a marca BR, o que reduz a opção de escolha

Composta por mais de sete mil postos espalhados pelo Brasil, a Petrobras Distribuidora (rede BR) detém 45,8% do mercado de postos bandeirados em Mato Grosso. O que a torna líder isolada no Estado, chegando próximo ao monopólio. Em Cuiabá, o cenário é ainda melhor para marca, com percentual de domínio de 55,1%. Em alguns pontos da capital um raio de menos de um quilômetro é possível encontrar três estabelecimentos da marca.

Dos 406 postos bandeirados no Estado, 186 são BR, enquanto em Cuiabá dos 78 bandeirados 43 integram a rede. Os números de postos são informações da própria Petrobras Distribuidora e da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

O lado ruim da expansão é que consumidor fica com poucas opções de escolha de preço na hora de abastecer. Na semana passada, quem optava por uma revenda da marca na capital pagava até 11% a mais no litro do etanol, em relação os locais sem bandeira fidelizada.

O preço do produto era encontrado entre R$ 2,17 e R$ 2,19 nos postos da linha nesse período. Somente em 2011, conforme a agência, três postos aderiram marca em Mato Grosso, que vê o Estado como um mercado promissor para expansões. “O Estado de Mato Grosso é hoje um dos que mais se desenvolvem, com um crescimento de PIB maior que o alcançado pelo próprio País. Assim, a Petrobras Distribuidora tem reforçado sua atuação no estado, buscando participar ativamente deste desenvolvimento, com produtos e serviços em sua rede de postos, que tende a ser reforçada para fazer frente a este desafio”, explica o gerente executivo de Automotivos da Petrobras Distribuidora, Celso Pinho, a tamanha expansão da rede em Mato Grosso.

Segundo Pinho, o volume de vendas de combustíveis nos Postos BR (etanol, gasolina e óleo diesel), em Mato Grosso, o ano passado apresentaram aumento de 8% em relação a 2010. Já o número de postos da rede cresceu 2%. “No ano de 2011, foram bandeirados três postos em Mato Grosso, com isso encerramos o ano com 186 postos no Estados, dos quais 43 cerca de 23%, encontram-se em Cuiabá. Hoje, no Brasil, a rede Petrobras é composta por mais de sete mil postos de serviços”, comenta Pinho.

Para o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo-MT), e conforme o diretor-excutivo Nelson Soares Júnior, o caso da BR Distribuidora em Mato Grosso é atípico e que para entender o crescimento atual é preciso voltar ao passado. “A BR Distribuidora há muito tempo tem participado do segmento de combustível em Mato Grosso e negociações que levaram a fusões e saídas de marcas no mercado alteraram significativamente a quantidade de postos desta rede em nosso Estado.

Em algumas localidades de Cuiabá, onde em curta distância há mais de três postos da rede, como Avenida Fernando Corrêa e Avenida Miguel Sutil, por exemplo, há bem pouco tempo eram de bandeira AGIP que, por sua vez, foram adquiridos da Shell que, momentaneamente, chegou a deixar o mercado mato-grossense”.

MARKETING

Conforme a Folha do Estado já comentou, o marketing “pronto” tem levado muitos postos a aderirem uma marca. De acordo com o gerente executivo de Automotivos da Petrobras Distribuidora, a rede oferece aos seus revendedores uma gama de conceitos de marketing e serviço retratados no Plano Integrado de  Marketing (PIM), “desenvolvido pela Companhia para auxiliar sua rede certificada a potencializar suas vendas e a rentabilidade de seus negócios”. Entre as várias ferramentas encontradas no PIM, que visa dar ao consumidor ampla variedade de serviços, está controle de qualidade dos combustíveis, rede de franquias de lojas de conveniência “BR Mania” e de centros de lubrificação “Lubrax+”.

 186 _ postos em Mato Grosso trabalham com a bandeira BR, uma das líderes no país

23% _ das revendas da marca estão em Cuiabá; expansão é vista como positiva pelo setor

7 mil _ postos de serviço é a patamar estimado de estabelecimentos em todo o Brasil

Folha do Estado - Edição de 22 e 23 de abril - Repórter Viviane Petroli