Na Mídia: Shell e Ipiranga também visam segmento regional
A forte expansão econômica de Mato Grosso não está levando apenas a BR Distribuidora a investir no Estado, mas sim outras marcas como a Shell e a Ipiranga. Hoje, tais marcas distribuidoras de combustíveis contam com 29 e 40 postos com suas bandeiras respectivamente em Mato Grosso.
Segundo a ANP, o Estado conta com 1.028 postos autorizados hoje, sendo 149 em Cuiabá. Em 2011, foram realizadas 30 bandeiramentos de postos, dos quais seis em Cuiabá. “A expansão econômica do nosso Estado tem chamado a atenção de outras marcas que já operam por aqui e as que estão chegando com um grande aporte de investimento no setor de combustíveis. São cada vez mais frequentes os anúncios de investimentos neste sentido”, diz o diretorexecutivo do Sindipetróleo- MT, Nelson Soares Júnior.
Dos 29 postos no Estado, 12 estão em Cuiabá e sete em Várzea Grande, segundo a Raízen, dona da marca Shell no Brasil, por meio de nota. “Em um mercado regulado pelo consumo, acreditamos que a concorrência será muito benéfica para o consumidor final, com um produto de qualidade e vantagens competitivas”, diz a nota, acrescentando que é isso que leva aos investimentos. Segundo a Raízen, Mato Grosso está inserido em um mercado estratégico da empresa, em função da expansão da oferta de etanol que vem ocorrendo nas fronteiras agrícolas do Centro- Oeste. Tanto é que em 2011 inaugurou um terminal em Alto Taquari com capacidade de armazenar 11 milhões de litros de etanol, um investimento de R$ 20 milhões. “Outros investimentos estão sendo realizados em Sinop e Rondonópolis, onde novos terminais estão sendo construídos. Já em Cuiabá, um terminal está sendo ampliado para atender a crescente demanda da região. Definitivamente, Mato Grosso está dentro das nossas prioridades de investimento”, diz a Raízen. Após restrições que a levou a comprar em 2008 a rede Texaco em Mato Grosso, a Ipiranga em março deste ano voltou a ter sua marca nos postos mato-grossenses. Hoje, detém 10,7% do mercado no Estado e deve investir R$ 327 milhões, em 2012, nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. (VP)
Folha do Estado - Edição de 22 e 23 de abril - Repórter Viviane Petroli