Óleo diesel tem problemas
Óleo diesel lidera o ranking de combustíveis com problemas de qualidade identificados nos postos do Estado. O índice de reprovação nas amostras coletadas foi de 6,9% de janeiro a agosto deste ano, enquanto que a taxa de não-conformidade na gasolina foi de 1,2%, conforme o Boletim de Qualidade dos Combustíveis Líquidos Automotivos, divulgado pela ANP. Depois de pagar o prejuízo com as peças danificadas no carro em razão do combustível, o marido de Marilene Silva, 44, decidiu escolher apenas um posto para abastecer.
A fidelidade dele serve para reduzir os riscos de ser novamente lesado. O supervisor de segurança Silvanei Santana, 28, que já trabalhou em um posto, dá a dica para outros consumidores, “peçam o cupom fiscal”. Nele constam as informações da hora em que foi abastecido o carro e por qual combustível. Com o documento em “mãos”, fica mais fácil reclamar e ser ressarcido.
PENALIDADES -
Atualmente, 4 postos de combustíveis em Mato Grosso estão autuados por problemas de qualidade nos produtos, sendo que 1 deles está interditado. Constam na lista do último Boletim de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis da ANP, 3 revendas localizadas na Capital e uma em Várzea Grande. Os estabelecimentos instalados em Cuiabá apresentaram problemas na amostra de óleo diesel quanto ao aspecto, e no posto da cidade vizinha, único interditado, a gasolina estava fora das especificações com relação à mistura de etanol. No site da ANP são divulgados os nomes, a localização e os problemas identificados em cada posto de combustível.
Essa publicação dos estabelecimentos é feita somente depois de uma tramitação na qual a empresa tem prazos para recorrer da decisão e pedir contraprovas. A Gazeta - 02/10/2013