País deve ter 120 novas usinas em oito anos
Que o Brasil lidera a produção e a exportação de açúcar, além de ser o segundo maior produtor mundial de etanol, não é novidade. Mas para atender a demanda crescendo dos próximos anos será preciso ter pelo menos 120 novas usinas no país até 2020, resultando em um investimento de R$ 156 bilhões, dos quais quase R$ 110 bilhões devem ser injetados nas áreas industriais do setor, segundo estimativa da União da Indústria de Cana-de- Açúcar (UNICA).
Uma das provas de que o mercado está se preparando foi o anúncio da Anfavea de que houve aumento de 16,6% na venda de máquinas agrícolas em janeiro deste ano, em relação ao mesmo período de 2011. Nesse contexto, os organizadores da Fenasucro & Agrocana, que reúne a XX Feira Internacional da Indústria Sucroalcooleira e a X Feira de Negócios e Tecnologia da Agricultura da Cana-de-Açúcar, estimam que os eventos serão uma oportunidade para compradores que buscam as principais ferramentas e soluções tecnológicas para ganho de eficiência e produtividade.
O evento, agendado para o período de 28 a 31 de agosto, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho (SP), terá cerca 450 expositores, distribuídos por 55 mil metros quadrados.
Para o presidente do CEISE Br, Adézio José Marques, as feiras contribuem para fortalecer o relacionamento comercial entre empresários e visitantes, já que recebe profissionais altamente qualificados e do mundo inteiro. "Recebemos profissionais de mais de 40 países e empresas representativas para o setor sucroenergético, network que estimula a Fenasucro & Agrocana a serem o maior palco de produtos, novidades e relacionamento do mercado canavieiro," explica.
A Fenasucro & Agrocana 2012 é uma realização do CEISE Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroalcooleiro e Biocombustíveis) e do Sindicato Rural de Sertãozinho, com coordenação técnica da STAB (Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil). As duas feiras têm o apoio da Prefeitura Municipal de Sertãozinho, da UNICA (União da Agroindústria Canavieira de São Paulo) e do SEBRAE-SP (Serviços de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo). A Fenasucro conta ainda com o apoio do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e ABIMAQ (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos) e a Agrocana com o apoio da CANAOESTE (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo), COPERCANA (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo), COCRED (Cooperativa de Crédito dos Plantadores de Cana de Sertãozinho) e UNESP – Jaboticabal.
Jornal Cana