Petrobras anuncia aumento de 7% no preço da gasolina

Por
Sindipetróleo
em

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (8) aumentos nos preços da gasolina e do gás de botijão, em resposta à alta das cotações internacionais do petróleo e à desvalorização cambial. 

Os reajustes entram em vigor nesta terça (9). O preço médio da gasolina nas refinarias da estatal subirá R$ 0,20 por litro, para R$ 3,01 por litro. Considerando a mistura obrigatória de 27% de etanol anidro no produto vendido nos postos, o impacto  tende a ser menor nos postos, mas isso depende das distribuidoras. 

O ajuste da Petrobras só reduz a diferença com o preço de paridade internacional, que é maior do que esse, atenuando a situação. "O petróleo subiu 14% esse ano no mercado internacional, também no mercado internacional a gasolina subiu 20% e o óleo diesel subiu 1%. Já o dólar se desvalorizou 13%. O etanol acumula no Brasil um aumento de 36% esse ano. E ainda a gente tem uma defasagem em relação ao mercado internacional de 34 centavos, ou seja, o nosso produto está 34 centavos mais barato que no mercado internacional. A gasolina, mesmo com o aumento que a Petrobras praticou, ainda continua 25 centavos mais barato do que no mercado internacional",  destaca Nelson Soares, diretor-executivo. 

Simone Alves
65 99648-8069