Petrobras eleva preço médio do diesel em 3,9% nas refinarias
A Petrobras anunciou um reajuste de 3,9%, ou 0,0810 reais por litro, no preço médio do diesel em suas refinarias a partir de terça-feira, 2. O valor médio do combustível passa a ser de 2,1474 reais por litro. Já o preço da gasolina segue inalterado, conforme informou a estatal em seu site na noite desta segunda-feira, 1°.
Esse é o primeiro aumento no diesel desde 13 de junho, quando a empresa havia reduzido a cotação média em 4,6% e anunciado uma alteração em sua política de preços, que deixou de ter periodicidade definida para os reajustes.
A gasolina, por sua vez, segue com preço médio de 1,7595 real por litro, valor em vigência desde 11 de junho, quando os preços haviam sido reduzidos em 3%.
Para o reajuste de preços, a Petrobras leva em consideração o chamado Preço Paridade Internacional (PPI), influenciado por fatores como câmbio e o preço do barril de petróleo no mercado internacional. A companhia utiliza ainda mecanismos de proteção através de derivativos financeiros para reduzir a frequência dos reajustes. O repasse do preço da gasolina ao consumidor final depende tanto das distribuidoras como dos postos de combustível.
Veja