Petrobras tem 1ª alta de produção no ano
A Petrobras anunciou ontem o primeiro aumento na produção de petróleo este ano no Brasil. De acordo com a estatal, a produção em abril fechou em 1,924 milhão de barris por dia, volume 4,2% maior do que o do mês anterior. Incluída a parcela operada pela empresa para seus parceiros, a produção chegou a 1,982 milhão de barris. "O aumento da produção resultou, principalmente, do pleno retorno à operação das plataformas P-09, PCE-1 e P-54, na Bacia de Campos, que estavam em parada programada no mês anterior e do crescimento do volume produzido pelo FPSO Cidade de Itajaí, no campo de Baúna, na Bacia de Santos", informou a estatal, em nota.
Na nota, a Petrobrás informou que a produção de gás natural no Brasil somou 62,424 milhões de metros cúbicos por dia, volume 1,2 milhão de metros cúbicos abaixo do realizado em março. "O decréscimo na produção de gás natural decorreu da parada programada para manutenção da Unidade de Produção de Gás Natural Vandemir Ferreira, na Bahia, entre os dias 5 e 25 de abril."
De acordo com a companhia, a produção total de óleo e gás no País teve alta de 3% em abril em relação a março, alcançando os 2,316 milhões de barris de óleo equivalente por dia. Acrescentando a parcela operada pela estatal para as empresas parceiras, o volume total produzido subiu para 2,4 milhões de barris de óleo equivalente por dia.
Já no exterior, a Petrobrás amargou uma queda de 1,3% na produção, que somou 236,323 mil barris de óleo equivalente por dia. Segundo a companhia, a menor demanda pelo gás boliviano foi o principal responsável pela retração na produção de gás no exterior.
Investimentos. A Petrobrás informou ainda que aprovou três projetos de investimentos na unidade de operações de exploração e produção da Bahia. Segundo a estatal, os projetos preveem, além da ampliação de instalações da companhia na região, a perfuração de 26 novos poços de produção e 227 intervenções em poços já existentes, com o objetivo de aumentar o fator de recuperação de petróleo em campos maduros da área.
A decisão, segundo a petroleira, se baseou no baixo tempo de retorno e na rápida geração de caixa dos projetos, que contribuirão para aumentar a produção de petróleo e gás de concessões maduras, abrangendo os campos de Miranga, Água Grande, Taquipe e Candeias, entre outros do Recôncavo Baiano.
A Petrobrás lembra que Candeias foi o primeiro campo de petróleo com produção comercial no Brasil. O poço descobridor daquela jazida foi o Candeias-01, que começou a produzir em 14 de dezembro de 1941. Esse poço está em produção até hoje e opera de forma automatizada.
Os investimentos anunciados ontem fazem parte do Plano de Negócios e Gestão para o período 2013-2017, que prioriza a continuidade da atividade exploratória nas áreas das concessões vigentes, buscando incorporar reservas e produção. O Estado de S. Paulo