Petróleo Brent encerra em alta com tensões no Mar Vermelho

Por
Valor Investe
em

Os contratos de petróleo futuro fecharam a sessão em alta com os dados de estoques de petróleo nos EUA e diante da persistência das tensões no Mar Vermelho por conta dos ataques a navios pelo grupo Houthi, do Iêmen, trazendo preocupações sobre a oferta da commodity.

O WTI para fevereiro de 2024 subiu 0,38%, para US$ 74,22 o barril. O Brent para o mesmo mês subiu 0,67%, para US$ 79,70 o barril.

Os ataques tornaram-se o foco das atenções do mercado de petróleo nesta semana, com a BP chegando a suspender os embarques de navios-tanque através do Mar Vermelho.

Os futuros do petróleo chegaram a atingir o nível mais alto desde o início de dezembro diante das preocupações com potenciais ataques dos rebeldes Houthi aos navios no Mar Vermelho. As ameaças têm levantado preocupações sobre atrasos nos transportes e custos mais elevados para a commodity.

As exportações de petróleo bruto dos EUA aumentaram 350 mil barris por dia na semana passada, para 4,1 milhões de barris por dia. As importações aumentaram 233 mil barris por dia, para 6,8 milhões de barris por dia, informou a EIA.

Os estoques de gasolina aumentaram 2,7 milhões de barris, para 226,7 milhões de barris, contra as expectativas de um aumento de 700 mil barris na pesquisa do Journal. Os estoques de gasolina estão cerca de 2% abaixo da média de cinco anos, disse a EIA.

Embora a produção de gasolina tenha aumentado para 10 milhões de barris por dia, face aos 9,5 milhões da semana anterior, a procura medida pelo produto caiu 105 mil barris por dia, para 8,8 milhões de barris por dia, segundo a EIA.

Autor/Veículo: Valor Investe