Posto 10 Imigrantes sedia mais uma etapa do Rota Cidadã
O pátio do Posto 10 da rodovia Imigrantes, em Cuiabá, foi palco de um evento aplaudido pelos caminhoneiros: o Rota Cidadã. A campanha é realizada pela PRF e tem o objetivo de conscientizar os caminhoneiros quanto à importância de cuidar da saúde para evitar acidentes de trânsito.
O Rota Cidadã, cujo slogan “Em cada parada, uma carona para a vida”, conta com o apoio de mais de dez parceiros, oferecendo orientações de trânsito, atendimento médico, psicológico, noções de primeiros socorros, testes de glicemia e aferição de pressão arterial.
O inspetor Alessandro Dorileo, chefe do Núcleo de Registros de Acidentes e Medicina da PRF, explica que por ano são registrados 2.800 acidentes que envolvem veículos de cargas e muitas deles nos levam a crer que acontecem porque o caminhoneiro sofre um mal súbito. “A maioria dos caminhoneiros dorme e se alimenta mal e ainda não costuma ir ao médico com freqüência. Esta falta de cuidado deixa esses profissionais mais vulneráveis”, explica o inspetor.
Esta edição da campanha Rota Cidadã é a terceira realizada neste ano. Outras dez estão previstas, incluindo duas a serem realizadas já em maio. No próximo dia 10, a ação ocorrerá na entrada de Cáceres e, no dia 23 de maio, no Posto Dracenão, em Barra do Garças. A expectativa da Polícia é atender 2.400 pessoas, 300 a mais que no ano passado.
O caminhoneiro José Matias já se incluiu neste número de atendidos pela campanha. Ficou no local por cerca de uma hora para conseguir realizar todos os exames disponíveis gratuitamente. Na avaliação pôde confirmar que precisa se alimentar melhor. “Tenho que controlar o açúcar no sangue. Só confirmei isto devido a esta ação”, explicou o trabalhador.
Já o caminhoneiro Pedro Joaquim Santana deixou o posto com um grande sorriso no rosto após ser elogiado pelo médico Edson Franco Fratari. “Os resultados dos exames são positivos. Eu sou muito ligado na saúde”, comentou Pedro.
Os colaboradores do Posto 10, Beno Maia e João Benedito, também participaram do evento Rota Cidadã. “Eu iria ao médico somente no fim do ano. Já adiantei muita coisa agora”, contou ele. “Recomendo a participação neste tipo de evento. É bom para nós, trabalhadores, e também para nossos patrões, destacou João Benedito.
Simone Alves Ass. de Imprensa do Sindipetróleo