Posto Santos Dumont de Várzea Grande passa a oferecer GNV
Quarta unidade a comercializar gás veicular em Mato Grosso beneficiará principalmente motoristas profissionais
Motoristas de veículos movidos a gás natural veicular (GNV) que transitam na região da Baixada Cuiabana contam com mais uma opção de abastecimento. O Auto Posto Santos Dumont, localizado na Avenida João Ponce de Arruda, próximo ao aeroporto, em Várzea Grande, começou a comercializar o combustível há pouco mais de 15 dias. “Inicialmente, nossa expectativa é comercializar entre 50 e 70 mil/m³, por mês. Acredito que a região possui ótima demanda do produto”, afirma o empresário Fábio Marques.
Há 14 anos no mercado de combustíveis, Marques avalia que a localização de seu posto favorecerá o aumento no consumo de GNV na região, principalmente por motoristas de aplicativo e taxistas, que costumam fazer viagens para o Aeroporto Internacional Marechal Rondon.
Devido ao baixo índice de emissão de poluentes, o GNV é reconhecido como o mais ecoeficiente dos combustíveis, pois seu uso favorece o aumento da autonomia do veículo e a redução dos custos na manutenção. “Hoje, se uma pessoa gasta mil por mês com etanol, com o gás ela vai pagar entre R$ 350 a R$ 600, aproximadamente, dependendo do veículo”, destaca.
Atualmente, outros três postos comercializam GNV em Mato Grosso e estão localizados em Cuiabá. São eles:
- Posto Santa Elisa - General Melo com Miguel Sutil;
- Posto Ipê - Rodovia Palmiro Paes de Barros;
- Posto América - na Estrada do Moinho, esquina com a Av Brasília.
Mato Grosso consome cerca de 500 mil/m3 de gás, sendo 320 destinados aos postos e 180 às indústrias.
Kit Gás
A relação custo-benefício é apontada como a principal vantagem por quem utiliza o kit gás, pois o GNV proporciona economia de mais de 50% em relação aos combustíveis líquidos. Com a economia, paga-se o kit gás em 10 ou 12 meses, aproximadamente.
Simone Alves, Comunicação Sindipetróleo