Redução da Cide não anula reajuste da Petrobras, diz Sindicom

em

Os aumentos pela Petrobras dos preços da gasolina e do óleo diesel nas refinarias são superiores à redução tributária realizada pelo governo para estes combustíveis, informou o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom).

O governo anunciou na semana passada que vai reduzir a partir de terça-feira a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) de forma a "amenizar flutuações de preços internacionais do petróleo e garantir estabilidade dos preços dos combustíveis".

Ao mesmo tempo em que o governo anunciou a redução do imposto, a Petrobras informou que reajustará os preços da gasolina em 10% e do diesel em 2%.

Portal Terra

"A princípio, estes valores se compensariam e não haveria elevação no preço final. Entretanto, verifica-se que o reajuste anunciado pelas refinarias é ligeiramente superior à redução da CIDE", informou o Sindicom, em nota.

"Caso esta diferença não seja corrigida, haverá aumento de custo para as distribuidoras, de meio centavo ou mais, por litro de gasolina, dependendo da incidência do ICMS", alerta Alisio Vaz, presidente-executivo do Sindicom.

Se as distribuidoras repassarem a suposta alta do custo, os consumidores finais pagarão um pouco mais pelos combustíveis, o que o governo gostaria de evitar, já que se esforça para manter a inflação dentro da meta.

Portal Terra