Revenda de combustíveis reunida na Expopetro 2011
O ano de 2011 está se apresentando como um período de fortes desafios para a cadeia produtiva de combustíveis de todo o País, especialmente para o segmento varejista. Redução de oferta de etanol no mercado durante a entressafra, alta nos preços e a entrada de novos produtos nos postos são alguns dos temas que têm en volvido os revendedores nos últimos meses. Para aprofundar o debate sobre estas e outras questões que envolvem o setor brasileiro, acontece entre os dias 22 e 24 de setembro, em Gramado, o 14º Congresso Nacional de Revendedores de Combustíveis e o 13º Congresso de Revendedores de Combustíveis do Mercosul – Expopetro 2011.
Um dos destaques da programação fica por conta do debate sobre a adição de biodiesel ao diesel – conhecida como mistura B5, por conter 5% de biodiesel e 95% de diesel. Motivo de preocupação para o setor, porque a combinação dos dois produtos está causando problemas para a revenda, principalmente na armazenagem do biocombustível, e aos veículos abastecidos com o B5 devido à maior formação de borra nos tanques, o tema será discutido no painel “É possível solucionar os problemas da adição do biodiesel?”, com a doutora em Microbiologia de Combustíveis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Fátima Menezes Bento. A professora abordará o assunto de forma mais técnica, enquanto que o presidente da Fecombustíveis, Paulo Miranda Soares, tratará dos “Novos desafios do uso do biodiesel no Brasil”, falando sobre como deverá ser o comportamento do produto.
O mercado do etanol, que no primeiro semestre deste ano passou por turbulências, também estará em discussão no Congresso, com a “Crise no abastecimento do etanol”, debatido pelo ex-presidente da União da Indústria da Cana de Açúcar (Unica), Eduardo Pereira de Carvalho. Quem estiver interessado em aprender um pouco mais sobre qualidade de vida, poderá assistir à palestra do mestre budista Lama Padma Samten, a partir do tema “Como estruturar as relações profissionais, familiares e amorosas para uma vida saudável e equilibrada?”.
Além de outras palestras, a programação também inclui feira e jantar com baile, onde será entregue o Troféu Coopetrol a personalidades que se destacam por seu trabalho em prol da revenda de combustíveis no Estado, no Brasil e na América Latina.
A Expopetro 2011 é promovida pelo Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do Rio Grande do Sul (Sulpetro) e pela cooperativa dos revendedores de combustíveis (Coopetrol), em parceria com o Sindipetro Serra Gaúcha, Sindipetro/SC e Sindicombustíveis/PR, e apoio da Fecombustíveis e Comissão Latino-Americana de Empresários de Combustíveis (Claec), entidade que está completando 20 anos de atividades.
Mais informações e programação completa: www.expopetro.com.br