SAE/CTA realiza mais de 100 atendimentos no Posto Planalto

em

O Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) de Várzea Grande atendeu mais de 100 pessoas durante a ação Fique Sabendo. Realizada nesta quinta-feira (16) no Posto Planalto da Rodovia Imigrantes, a ação teve foco nos caminhoneiros.

A categoria é considerável vulnerável ao HIV porque tem uma mobilidade e uma jornada de trabalho intensiva. “Isso faz com que eles esqueçam de cuidar da própria saúde, incluindo a prevenção das DST/Aids, como pode acontecer com qualquer pessoa", destacou a gerente do SAE/CTA, Valdirene da Rocha Silva. As atividades contemplaram distribuição de informativos e de 4.032 preservativos.

Também foram realizadas 52 aferições de pressão arterial, 38 testes de glicemia e repasse de informações sobre contágio e prevenção a Aids, além de 16 testes rápidos de detecção do vírus. “Apesar de ser um público que está de passagem pela cidade, é muito importante chamar a atenção deste segmento para a doença, já que ele conta com pouco tempo livre para ir ao posto de saúde”, defende João Bosco Ribeiro, administrador do posto.

O caminhoneiro Sidiclei Pedroso reside em Santa Catarina e está fora de casa há mais de nove meses. “Mal vejo minha família, muito menos o médico”, declarou. O chefe de pista Paulo Roberto Ribeiro também foi atendido e serviu de exemplo para os clientes do posto. “Tendo mais informação atenderei melhor os caminhoneiros. Esta ação vale a pena para quebrar a resistência que as pessoas possuem”, destacou.

O SAE/CTA realizará mais uma ação “Fique Sabendo” na próxima segunda-feira (20) no Km 0, em Várzea Grande. A previsão é que, com apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo), as atividades se intensifiquem em outros postos de rodovia no próximo ano.