Sindipetróleo e Auto Sueco/ Volvo promovem palestra sobre "novo diesel"
Engenheiro da Volvo abordará quais serão as mudanças nos veículos, nos combustíveis e como elas afetarão positivamente o meio ambiente a partir da produção de S50 e S10.
Da Assessoria
A partir de janeiro de 2012, todos os fabricantes de caminhões e ônibus no Brasil estão obrigados a equipar os motores destes veículos com tecnologia que aceite diesel com menor teor de enxofre (S50 e S10). O ajuste no limite de emissão de poluição foi estabelecido pelo Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), equivalente à norma Euro V.
Para tirar dúvidas dos proprietários de postos e transportadores sobre o novo padrão de combustível, mudanças que ocorrerão nos veículos e como isso afetará positivamente o meio ambiente, o Sindipetróleo (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso) e a concessionária Auto Sueco/Volvo realizam quinta-feira (7), às 19h, palestra gratuita. A apresentação ficará por conta do representante da área de Engenharia da Volvo do Brasil, Jeseniel Valério.
Euro V
Atualmente o Brasil utiliza o padrão Euro III, que na Europa foi abandonado em 2005. Com o novo sistema, a emissão de material particulado será reduzida em 80% e a de óxido de nitrogênio, o NOx, em 60%. O novo padrão de diesel tem o objetivo de alcançar estes níveis de redução de poluentes.
Hoje no Brasil é comercializado o diesel S500 e S1800, produtos com alto teor de enxofre - 500 e 1800 partes por milhão (PPM), respectivamente. Para que o Euro V funcione, o diesel terá que ser S50 e futuramente S10, ou seja, apenas 50 e 10 PPM.
O óleo diesel S50 será obrigatório a partir de janeiro de 2012. Já o óleo diesel S10 terá obrigatoriedade a partir de 2013. Os veículos ciclo diesel produzidos até 2011 continuarão a serem abastecidos com óleo diesel S500 e também com o S1800.
Para se inscrever, basta ligar para (65) 3621-6623.