Sistema permite redução do consumo de combustível

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A equipe brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Grupo Mahle, um dos líderes mundiais em componentes para motores, criou um sistema que permite a redução do consumo de combustível nos automóveis. 
 
Com o VShape, anel de óleo usado no pistão do motor, os profissionais conseguiram diminuir a força de atrito dos componentes pela metade, na medida em que há uma menor resistência ao movimento. Isso se refletiu em uma restrição do consumo de combustível de até 0,5%. O produto está no mercado europeu em fase de homologação e deve entrar em produção em 2013.
 
As leis de emissões de CO2 são mais rígidas na Europa, o que faz com que pequenas evoluções apresentem grande diferença para os fabricantes. Já no Brasil não existe esse tipo de incentivo através da legislação e, como esse anel custa mais caro, as empresas protelam o upgrade. “Ficamos defasados em relação aos outros países, mesmo que esse produto seja desenvolvido aqui, com o conhecimento de profissionais brasileiros”, lamenta o gerente de tecnologia de produto da Mahle Metal Leve, Eduardo Nocera. Ele participou, no final de agosto, do 9º Fórum SAE Brasil de Tecnologia Diesel, que aconteceu em São Paulo, e apresentou inovações tecnológicas para veículos leves e pesados. 
 
O time de P&D local se dedica ao desenvolvimento de materiais e processos no Centro Tecnológico do Grupo Mahle, localizado em Jundiaí (SP). Grande parte dos resultados está ligada a redução do consumo de combustível, através de inovações feitas no design das peças e novos materiais. 
 
O foco do trabalho no País são os anéis e camisas, que fazem parte dos sistemas que compõem o motor. Consequentemente, são peças estratégicas para o bom funcionamento dos veículos à gasolina ou diesel. Isso porque, dentro do motor, a célula de potência é composta por um pistão, ao qual são acoplados os anéis, que fazem a vedação dos gases de combustão e controle do filme de óleo para não descerem para o carter. 
 
Dentro da câmara de combustão, há uma mistura de ar e combustível. O pistão, então, sobe e comprime essa mistura, gerando faísca e sendo naturalmente empurrado para baixo. Com o uso de materiais com baixa coeficiência de atrito e um design de posições geométricas que permitem a redução da força dos anéis com cilindro, a resistência ao movimento é menor, tornando todo movimento mais natural. 
 
Outra função dos anéis é controlar o consumo de óleo, vedando a câmara de combustão. “Novas soluções de design permitem a redução das forças, mantendo o consumo de óleo constante e permitindo um melhor consumo de combustível”, explica Nocera. 
 
Atualmente, 250 pessoas trabalham no Centro de Tecnologia da Mahle, sendo 160 na área de P&D, entre engenheiros, técnicos e laboratoristas. No local são testados novos conceitos e feito o mapeamento das demandas de mercado nessa área de componentes. A partir disso, são construídos protótipos de projetos que originarão produtos para atender ao mercado americano, europeu e brasileiro. São projetos como esses, dedicados a pequenos componentes dos veículos, que resultam em melhorias que depois são sentidas diretamente pelos consumidores.
 
Aplicativo permite identificação de pragas nas lavouras
 
Já está disponível de forma gratuita na AppStore e no Android Market o “FMC Agrícola Brasil”. O aplicativo possibilita a identificação de plantas infestantes, pragas e insetos nas lavouras através de um acervo de manuais técnicos elaborados pela FMC, pesquisadores e especialistas.
 
“Os produtores poderão definir corretamente as doenças e pragas nas lavouras, tornando o dia a dia mais rentável e produtivo”, afirma a gerente de comunicação da FMC, Fernanda Teixeira. O sistema também disponibiliza imagens agrícolas de todo o Brasil.
 
Jornal do Comércio/RS