Volkswagen vai ampliar em 23% produção de automóveis
O presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, projeta para este ano vendas de veículos da marca próximas a 750 mil unidades, com crescimento de 5% em relação a 2009, índice que deve se repetir em 2011 ou ficar um pouco abaixo. A produção deve aumentar 8%, para 832 mil unidades este ano e as exportações crescerão 26%, para 156 mil veículos.
Ontem, o grupo inaugurou nova área de pintura na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, que permitirá ampliação de 23% na produção diária, de 1.300 para 1.600 unidades. A unidade produz Gol, Parati, Saveiro, Polo e Kombi.
Somando as demais fábricas, a capacidade de produção será de 3.500 automóveis por dia.
Para 2011, o grupo programa 23 lançamentos, entre modelos totalmente novos e reestilizações, incluindo automóveis importados.
A linha de pintura é a que exige maior investimento no processo produtivo. Os preparativos para a operação duraram um ano, informa Schmall. Foram adquiridos 11 robôs. O investimento no projeto está inserido no plano de R$ 6,2 bilhões anunciado pelo grupo para o período 2010 a 2014.
A ampliação da unidade Anchieta, como é chamada a mais antiga fábrica da Volkswagen no País, faz parte do projeto do grupo de atingir vendas anuais de 1 milhão de veículos a partir de 2014. Pelas contas de Schmall, isso representará 25% do mercado total projetado para aquele ano.
O secretário de Desenvolvimento de São Bernardo, Jefferson da Conceição, que participou da inauguração da nova linha de pintura, lembrou que, há poucos anos, a direção da Volks ameaçava fechar a fábrica. “O quadro mudou e agora há investimentos repetidamente e contratações”.
Dos 1,3 mil funcionários que o grupo contratou no País este ano, metade foi para a unidade do ABC, que emprega 13,6 mil pessoas. Incluindo as fábricas de São José dos Campos e Taubaté (SP) e a de São José dos Pinhais (PR), o grupo emprega 23 mil pessoas.